O que o governo Bolsonaro já fez?


Quem mora em São Paulo já ouviu "Foi Maluf que fez". Poupatempo é ideia do Alckmin. Minha casa, minha vida é um projeto do PT. O próprio Bolsa Família é um filho disputado. O PT reivindica para si, o PSDB afirma que nasceu a partir das ideias de FHC.

Cá estamos, caminhando para o final do primeiro ano de mandato do presidente Jair Bolsonaro, e, quais são as suas conquistas? Qual o projeto apresentado e executado?

1) Acordo União Européia e Mercosul
   Uma grande bola dentro do governo brasileiro foi a conquista de  um compromisso para formalizar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia.

2) Decreto da posse de armas
  Promessa de campanha do Presidente, o decreto permitiu a posse de armas até o limite da propriedade rural, acabando com a limitação da posse apenas no interior da residência.

3) Reforma da previdência
   Emenda Constitucional proposta pelo governo foi aprovada em outubro o texto que o legislativo já apoiava desde o governo Temer. Propostas do Poder Executivo como a capitalização e as mudanças do BPC não emplacaram. 

4) MP da Liberdade econômica
   Uma "nova reforma trabalhista" flexibilizou regras de relações trabalhistas e regulamentou questões como a separação do patrimônio da empresa e de seus sócios.

Não entraremos neste texto em discutir se o que foi feito é o melhor para o país ou não. Nosso objetivo aqui é questionar quais ações o governo Bolsonaro efetivamente realizou. Nesta semana, o presidente fez uma transmissão ao vivo alegando que a rede Globo não o deixava trabalhar, que o que a emissora estava fazendo uma "patifaria". Entretanto, nota-se que o realizado pelo presidente é muito pouco. Podem alegar que ele também dispensou a obrigatoriedade da publicação do balanço das empresas em jornal de grande circulação, que ele retirou os radares das rodovias federais, e diversas outras pequenas ações que tem impacto ZERO no cotidiano do pobre desempregado.
   
Falta trabalho, sobra gritaria. São hienas, goldenshower, AI-5, brigas partidárias, mas e trabalho, ação, políticas públicas? Ah isso falta muito! Mesmo as ações acima elencadas, geraram crises. No acordo do Mercosul, Bolsonaro, ao longo da campanha presidencial argentina, posicionou-se contrário ao candidato Fernandez, que prontamente alegou que, se eleito, reveria tal acordo. Pois bem, Fernandez foi eleito, veremos como será (confira aqui). No caso do Decreto sobre posse de armas, o próprio Ministro da Justiça, Sergio Moro, não é tão afeito a ideia (link aqui). E a reforma da previdência foi aprovada graças ao empenho do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (leia aqui).

Pois bem, o desemprego está estável, quando comparada com o ano passado (dados aqui). A desigualdade aumentou (link), o discurso de ajuste fiscal ainda não reverbera na prática (leia qui), mesmo que demonstre um aumento na arrecadação.

Enfim, falta a Jair Bolsonaro e sua equipe ações práticas que gerem resultados de fato. Crises idiotas, discursos que não agregam em nada e lives no facebook ainda não mudaram a vida do trabalhador brasileiro.

Um comentário:

  1. Achei que o post estaria vazio, rs, muito bem pontuado...
    Poderia ter colocado a liberação massiva dos agrotóxicos também porque isso ele fez MUITO esse ano.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.